quinta-feira, 1 de julho de 2004

Não é o meu Flamengo...

Nunca fui um aficcionado por futebol, mas hoje estou pasmo com o ponto ao qual um clube pode chegar. Essa decisão foi um dos piores jogos que já vi o Flamengo jogar. Perder, pode ser... mas pelo menos o meu Flamengo tinha garra, vontade, força, um desejo de vencer, mesmo que o jogo seja dado por perdido.

No ano de 95, quando fomos derrotados pelo gol de barriga de Renato Gaúcho na final do estadual, perdemos jogando. Perdemos por azar. Luxeburgo, apesar de tudo, sabia das coisas. Naquele ano, não ganhamos nada... grande centenário... mas pelo menos ainda era o Flamengo, lembrava algo do Flamengo que vi em 87 com Bebeto e 92 com Júnior e companhia. Gritei, xinguei e torci como ninguém naquelas finais!

Mas hoje eu coloquei em dúvida o que estava vendo. Não quero tirar de forma alguma os méritos do Santo André, que desde o início mereceu esse título, mas a questão é a apatia e desinteresse pela vitória do time do Flamengo. Muito justo a torcida gritar "olé" para os toques do Santo André! Muito injusto com o Flamengo o que as pessoas fizeram com ele... um clube endividado, incrivelmente mal administrado, vendo craques indo embora e com uma ameaça de rebaixamento no brasileiro... um desrespeito ao torcedor.

Numa época aonde vemos Figueirense e Ponte Preta liderando o Brasileirão, não é de se estranhar que a administração dos grandes clubes têm uma grande parcela de responsabilidade nesse problema. Exemplo claro de Eurico Miranda, que em 2001, na final do brasileiro contra o São Caetano, demonstrou toda a sua irresponsabilidade como dirigente do clube vascaíno. Aprendamos com os menores como se faz futebol...

Parabéns, Santo André, pelo merecido título e pela classificação para a Libertadores.
Flamenguistas, torçamos contra o rebaixamento, e que Deus nos ajude, pois não podemos contar mais somente com o clube.