sábado, 15 de agosto de 2009

Microsoft envia patch para o Kernel do Linux

É verdade? A Microsoft resolveu colaborar com a comunidade Open Source e ajudar a melhorar o kernel do Linux?

Não exatamente, pelo menos segundo a Linux Magazine. O patch possui drivers para melhorar a performance de sistemas operacionais Linux embaixo da plataforma de virtualização da Microsoft, o Hyper-V. A Microsoft, vendo que as empresas estão utilizando cada vez mais softwares open-source, resolveu garantir que, pelo menos, esses softwares rodem bem embaixo de sua plataforma de virtualização, justificando a utilização da mesma.

Se o patch será aceito ou não, ainda não se sabe. O próprio Linus Torvalds se pronunciou sobre o fato, dizendo que ainda não viu o código, mas que deve "dar uma olhadinha", somente por curiosidade. Normalmente, os mantenedores do kernel do Linux cuidam do aceite dos patches recebidos pela comunidade, e o mesmo deve acontecer com este patch enviado pela Microsoft. Disse ainda que o ódio pela Microsoft é uma doença e que acredita em desenvolvimento aberto, não só deixando o código-fonte aberto, mas evitando o fechamento de empresas.

De qualquer forma, acho uma boa estratégia da Microsoft ajudar na melhoria da interface entre o Linux e a sua plataforma de virtualização. Mesmo que seja por motivos "egoístas", como diz no site, o resultado final é que, se tivermos um servidor rodando o Microsoft Windows Server 2008 Hyper-V, podemos contar uma melhor performance do Linux sendo executado em uma de suas máquinas virtuais, o que nem de longe é algo ruim. Mas... quem quer o Linux embaixo do Windows? :)

Nenhum comentário: